sábado, 9 de abril de 2011

EM CINCO ANOS, FALTA DE ÁGUA ATINGIRÁ METADADE DOS MUNICÍPIOS

Mais da metade dos municípios brasileiros correm o risco de sofrer com a falta de água até o ano de 2015. Um relatório, lançado nesta terça-feira (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA) prevê um déficit nas principais capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, além do Distrito Federal. Ao todo, 71% da população urbana do país poderá ser afetada, somando 125 milhões de pessoas.

O “Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água” estima que R$ 22 bilhões deverão ser investidos nos próximos anos para evitar problemas de abastecimento. Atualmente, mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, mas a distribuição é desigual, segundo o Atlas.

As Regiões Norte e Nordeste apresentam os maiores problemas. Apesar de a Amazônia concentrar 81% da bacia hidrográfica do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a Região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

O documento ainda recomenda o investimento em saneamento básico e no tratamento de esgotos, como forma de evitar a contaminação das reservas de água disponíveis para o consumo. Também é preciso que os municípios criem programas integrados para a proteção de rios que cortam diferentes localidades.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo

Nenhum comentário:

Postar um comentário