sábado, 26 de março de 2011

PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO - ANGRA 2 - SEM AUTORIZAÇÃO DE OPERAÇÃO HÁ UMA DÉCADA



Ao acusar recebimento de relatório expedido pelas associações de servidores dos principais órgãos afetos ao programa (CNEN e Ipen), com denúncias contra membros da cúpula do programa nuclear brasileiro, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante requereu imediata investigação interna.

Após alguns dias do pedido de investigação e avaliando as circuntâncias ao redor do tema, o Ministro Mercadante percebeu a gravidade do caso e demitirá o Sr. Odair Dias Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), e simultaneamente, toda a direção daquele órgão.

Viajandão..., o Sr. Gonçalves sofre fortes críticas administrativas sobre o suposto excesso de viagens internacionais e também sobre nomeações de amigos para cargos de chefias.

Segundo informações dos servidores, o Sr. Odacir Gonçalves é responsável pelo atraso no licenciamento da usina de Caetité que paralisou a extração de urânio, obrigando o Brasil a adquirir no Exterior mais de duzentas toneladas do minério ao custo aproximado de 40 milhões de reais.

Aos olhos do ministro Mercadante, tal constrangimento se dá pelo fato do Brasil ser uma das maiores reservas de urânio do planeta.

Porém, Caetité é apenas um dos casos a serem investigados e melhor administrado, haja vista a complexidade e fragilidade em que o nosso programa nuclear brasileiro experimenta, pois 04 (quatro) reatores nucleares utilizados para pesquisas funcionam sem a devida e necessária licença, pois os seus processos de certificações foram literalmente engavetados pelo presidente da CNEM e por seu diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear - Laércio Vinhas.

BOMBÁSTICO !!! Na esteira das investigações, o Ministro Mercadante tomou conhecimento que ANGRA 2 opera há mais de uma década sem a devida e necessária "autorização de operação permanente".

Diante de tais denúncias, o GRITO DO CIDADÃO requer sejam IMEDIATAMENTE adotadas medidas de prevenção e segurança do complexo nuclear, protegendo a todos os cidadãos que lá residem ou trabalham, bem como, sejam na mesma ótica SUMÁRIA, apuradas todas as responsabilidades dos envolvidos.

ISTO É UM ABSURDO !!!!

O GRITO DO CIDADÃO APOIA INTEGRALMENTE AS INICIATIVAS DO MINISTRO MERCADANTE FRENTE AS APURAÇÕES E PROVIDÊNCIAS QUANTO A EXONERAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS.

2 comentários:

  1. SUGIRO QUE AS AUTORIDADES SEJAM RÁPIDAS PARA AVALIAÇÃO DO QUADRO E TRANQUILIZE A POPULAÇÃO COM MEDIDAS EFICAZES E DEFINITIVAS. QUANTO AO RESTO, CADEIA PARA OS CORRUPTOS!

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma vergonha para o nosso país...

    ResponderExcluir