terça-feira, 29 de março de 2011

MINISTROS DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF COMENTAM MORTE DE JOSÉ ALENCAR


Surpreendido por jornalistas no momento em que comentava as ações do governo federal sobre os conflitos em obras federais, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se emocionou ao receber informação da morte do ex-vice-presidente José Alencar. Por alguns segundos a voz ficou embargada.

Refeito do impacto que a notícia provocou, Carvalho manifestou o carinho por José Alencar. O Blog do Planalto reproduz a íntegra do depoimento do ministro Gilberto Carvalho.

À noite, ministros da presidenta Dilma Rousseff divulgaram notas de pesar pelo passamento do ex-vice-presidente.

“José Alencar deu muitos exemplos ao Brasil e aos brasileiros. Deu exemplo de determinação para superar a infância pobre; exemplo de amor ao país como senador, ministro e vice-presidente da República; e finalmente um grande exemplo de fé durante sua luta incansável pela vida. Que os exemplos desse grande brasileiro sirvam de inspiração para todos nós”.

Luiz Sérgio, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

“Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar, ocorrida nesta terça-feira (29/3), às 14h41.

O ex-vice-presidente virou símbolo de coragem para o país ao dar exemplo de determinação e serenidade. José Alencar era um guerreiro que, ao longo de sua trajetória, conquistou a admiração de todos os brasileiros. Certamente o Brasil está muito triste ao perder um grande patriota, que deixou seu nome na história brasileira.

Neste momento de dor, transmito meus sentimentos a todos da sua família”.

José Eduardo Cardozo, ministro de Estado da Justiça.

“A vida pública brasileira perde um ícone da nossa melhor política, aquela com pê maiúsculo. Empresário e político, ele foi um exemplo de determinação, altivez e coragem. É lamentável e triste que o Brasil, sua família e seus amigos tenham de enfrentar tal perda, neste momento, com tanta dor. Ele foi um brasileiro verdadeiramente identificado com a nossa gente, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, apegado aos nossos melhores valores democráticos. Foi uma honra conhecê-lo e servir ao seu lado no governo Lula. José Alencar permanecerá como uma força de inspiração para todos os brasileiros”.

Wagner Rossi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.”

O Brasil perdeu, hoje, um de seus melhores filhos.

José Alencar foi um homem simples, por isso mesmo uma pessoa especial. Um grande companheiro de trabalho que conseguiu levar para o mundo empresarial e para a vida pública os valores que cultivou desde sua origem humilde.

Parte de seu legado está associada ao importante protagonismo que teve nos dois mandatos do governo do presidente Lula. Foi co-responsável pelas conquistas desse histórico período.

Faço questão de manifestar pesar e condolências à família e me solidarizo com os demais cidadãos e cidadãs de nosso país, que agora se unem na emoção da despedida de um valoroso patriota”.

Miriam Belchior,ministra do Planejamento.

“O ministro da Saúde e demais dirigentes do ministério da Saúde lamentam profundamente o falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes, nesta terça-feira (29). O Brasil sofre uma perda irreparável com a morte de um homem público da envergadura de José Alencar, que, para além da trajetória de empresário e político, inspirou todos os brasileiros com sua luta em favor da vida”.

Alexandre Padilha ministro da Saúde.

“O Ministério da Educação lamenta o falecimento do ex-vice-presidente José Alencar, ocorrido nesta terça-feira, 29. Alencar foi um exemplo de determinação na luta contra o câncer. Empresário com visão estratégica nos negócios, Alencar atuou na política em defesa do crescimento econômico do país. Em diversas ocasiões, o ex-vice-presidente se manifestou sobre a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil. Foi defensor da educação pública de qualidade, da expansão e do fortalecimento da educação profissional.

Mineiro e empresário do setor têxtil, José Alencar Gomes da Silva tomou posse como vice-presidente no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003″.

Ministério da Educação.

“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do vice-presidente José Alencar. É um grande brasileiro que morre, um brasileiro que se dedicou ao país, um grande lutador que deu um grande exemplo a todos os demais brasileiros.

Um homem que começou simples, conseguiu vencer, se tornou um grande empresário e, quando já poderia gozar a vida, resolveu ajudar a democracia brasileira, o povo brasileiro, entrando no política e trabalhando no governo Lula.

Ele engrandeceu o governo, ajudou o governo nas suas realizações e foi um grande companheiro de todas as horas, que vai ser lembrado por todos nós”.

Guido Mantega, ministro da Fazenda.

“O País perde uma figura com exemplar história de muita dedicação ao Brasil e à dignidade humana.

Maria do Rosário destacou a carreira ascendente de Alencar e a sua perseverança em enfrentar a doença, em cumprir a missão de ajudar a transformar o Brasil, ao lado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alencar de menino pobre se transforma num grande empresário, se transforma no vice-presidente da República. Mas acima de tudo se transforma em uma força para todos os brasileiros pela sua fé, pelo seu amor ao Brasil, pela sua defesa da nossa pátria.

Esse sentido humano é o que vai estar presente em todos nós ao homenagearmos José Alencar”.

Maria do Rosário, ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos.

“José Alencar sempre será lembrado como exemplo de integridade, trabalho pela sociedade, coerência política, força e amor a vida. É uma perda irreparável. José Alencar foi um dos políticos mais importantes do Brasil e prestou inestimáveis serviços à nossa pátria. Foi um verdadeiro exemplo para o povo brasileiro.”

Pedro Novais, ministro do Turismo

Do: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário