sábado, 19 de março de 2011

NO RIO DE JANEIRO: GRITOS - FUMAÇA - PANCADAS E PRISÕES




É o que se viu na tarde de ontem (18), quando, sob protestos, manifestantes puseram-se contra a visita de Obama ao Rio de Janeiro. Registram-se também outros protestos em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.

Aqui no Brasil, existem críticas e cuidados, todos voltados aos “olhos gordos” dos americanos, quando o tema é: PETRÓLEO e AMAZÔNIA. Sob estes assuntos, não há controvérsia popular quanto a suprema defesa destes patrimônios nacional, frente aos possíveis ataques ianques ou de qualquer outro povo.

Além disso, há contra a nação americana, muitas dúvidas e reparos a serem fornecidos à toda humanidade, pois muito se fala da Bomba Atômica e o rastro deixado ao final da II Guerra Mundial; da comercialização, sem pudor, de armas; da invasão e destruição do IRAQUE, dentre outros...

Convocados pela CSP-Conlutas, pela Assembléia Nacional dos Estudantes-Livre – ANEL, e ainda, por diversos segmentos sindicais, a manifestação faz parte de uma porposta nacional que inclue atos em outras cidades contra a entrega do petróleo e os acordos de livre comércio com o governo brasileiro. Também pretendia apoiar a revolução árabe e denunciar os ataques do imperialismo aos povos do mundo que agora têm como cenário a Líbia.

Afirma o PSTU que desde as 16h os policiais militares demonstravam que não tolerariam o protesto, chegando a impedir a entrada de um carro de som na Candelária e também não queriam que a caminhada seguisse pela Av. Rio Branco. Somente depois de acordo que previa que a passeta seguiria até o Consulado dos EUA, onde seria realizado um ato simbólico, seguindo até a Cinelândia.

No Consulado ao início dos discursos, palavras de ordem foram citadas e sapatos foram atirados contra uma bandeira dos Estados Unidos, fazendo referência a gestos comuns observados nas revoltas árabes. Quando ouviu-se uma explosão, surpreendendo a todos presentes, viu-se também a chegada súbita de policiais fazendo uso de cassetetes, tiros com balas de borracha e bombas de gás. Ao fim, perseguições e prisões foram feitas.

Na esteira das notícias, o GRITO DO CIDADÃO disponibilizará a defesa e a revolta do PSTU, acompanhem...

Do: gritodocidadao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário