segunda-feira, 4 de abril de 2011

CERCA 3,5 MILHÕES DE PESSOAS RECEBERAM REMÉDIOS PARA DIABETES E PRESSÃO ALTA


Segunda-feira, 4 de abril de 2011 às 10:01
Do: BLOG DO PLANALTO

Em 45 dias do programa ‘Saúde Não Tem Preço’, quase 3,5 milhões de cidadãos puderam retirar nas drogarias que integram a rede ‘Aqui tem farmácia popular’ os remédios para tratamento de diabetes e pressão alta. O balanço foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, na manhã desta segunda-feira (4/4), em entrevista ao programa semanal de rádio ‘Café com a Presidenta’, transmitido pela Rádio Nacional. A presidenta tratou também do financiamento para estudantes de cursos superiores.

“Estou acompanhando de perto e posso te dizer que o programa ‘Saúde Não Tem Preço’ está dando resultados. Nos primeiros 45 dias, Luciano, quase 3,5 milhões de pessoas receberam de graça seus remédios para diabetes e pressão alta. É quase o dobro do que a rede ‘Aqui Tem Farmácia Popular’ distribuía quando os remédios tinham que ser pagos, mesmo que, naquela época, a preços baixos. Isso indica que a nossa campanha sobre a importância do tratamento está no caminho certo.”

A presidenta explicou que para conseguir o medicamento basta apresentar a receita do médico, o CPF e um documento de identidade com foto. “Não demora, não. É rápido. Hoje são 15.097 farmácias credenciadas, além das 548 unidades do governo, e essas farmácias estão espalhadas por mais de 2.500 municípios”, informou.

Dilma Rousseff contou que “os médicos chamam a pressão alta e a diabetes de doenças silenciosas, porque muitas vezes a pessoa não sente que está doente e, por isso, não se cuida”. E prosseguiu: “o problema é que essas doenças, se não forem tratadas, levam a complicações muito graves que podem até matar. Daí a importância da prevenção, como uma vida saudável, uma alimentação saudável e exercícios físicos, desde que o médico controle e receite. E, além disso, o tratamento com os medicamentos corretos.”

Depois, a presidenta Dilma entrou no segundo tema da entrevista: financiamento para estudantes dos cursos superiores. Segundo ela, “milhares de alunos já se beneficiaram das novas regras”. E apresentou um balanço do programa: “quer ver, as inscrições começaram no dia 31 de janeiro, e nesses três meses, mais de 34 mil alunos já contrataram o financiamento estudantil; outros 29 mil contratos estão em análise. Mas ainda eu considero pouco, Luciano. Com esse programa, o Fies, nós queremos que milhões de jovens, que não têm renda suficiente para pagar a faculdade ou tenham dificuldade, a partir de agora têm os estudos garantidos.”

Ainda na entrevista a presidenta disse que existe uma série de vantagens para quem utiliza o Fies, além da ampliação do prazo de pagamento, que “agora o aluno só começa a pagar o financiamento um ano e meio após a formatura”. E deu exemplo: “se ele estiver fazendo um curso para advogado, que são cinco anos, ele ou ela, não é, só começaria a pagar seis anos e meio depois de ter começado o seu curso. Além disso, vai pagar em três vezes o tempo do curso, mais 12 meses. No exemplo, pagaria o empréstimo em 16 anos, em prestações fixas, porque o curso era de cinco anos – cinco vezes três, quinze, mais um ano, 16. Os alunos que estudam para ser professores, os alunos com renda familiar bruta, per capita, de até um salário mínimo e meio, e os alunos que recebem bolsa parcial do ProUni, agora não precisam mais apresentar fiador.”

“Uma outra coisa, acabou aquele negócio de período limitado para pedir o financiamento. As inscrições do Fies podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do aluno. É bom lembrar que desde o governo Lula nós estamos fazendo o enorme esforço para que mais jovens cheguem à universidade. Estudar é fundamental para cada pessoa e para o nosso Brasil. Um país é o resultado da educação que oferece às suas crianças e aos seus jovens, é nisso que eu e meu governo estamos trabalhando todos os dias, na educação, na saúde e na qualidade de vida melhor para cada um dos brasileiros e das brasileiras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário