sábado, 9 de abril de 2011

ATAQUES DE ISRAEL CONTINUAM EM GAZA E MATAM TRÊS MEMBROS DO HAMAS


BBC Brasil

Região tem terceiro dia consecutivo de confrontos, tidos como os piores desde a ofensiva israelense de 2009

Um ataque aéreo de Israel matou três integrantes do movimento islâmico Hamas durante a madrugada de sábado. Os confrontos na região entraram no terceiro dia consecutivo e são os piores episódios de violência desde uma grande ofensiva israelense em janeiro de 2009.
As autoridades israelenses informaram neste sábado que pelo menos 20 foguetes e morteiros foram disparados contra o sul de Israel. Em retaliação, Israel realizou mais ataques aéreos na Faixa de Gaza matando os três militantes do Hamas. Com isto, o total de palestinos mortos desde quinta-feira, quando começaram os ataques israelenses, subiu para 17, incluindo vários civis.

Dezenas de pessoas ficaram feridas. Israel afirma que os ataques são uma resposta a ataques contínuos de militantes palestinos contra israelenses, em especial a um ataque promovido na última quinta-feira contra um ônibus escolar israelense perto do kibbutz de Nahal Oz (sul do país). Dois israelenses ficaram feridos, inclusive um menino de 16 anos.
Militantes das Brigadas al-Qassam, o braço militar do Hamas, assumiram responsabilidade pelo ataque e, por sua vez, disseram que a ação foi uma resposta à morte de líderes do Hamas na semana passada. "O ataque contra um ônibus escolar ultrapassou os limites", disse o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, que prometeu retaliação ao ataque dos palestinos.

Comandante morto

O ataque israelense da manhã de sábado atingiu um veículo no sul da Faixa de Gaza e matou um comandante do Hamas e dois de seus assistentes, de acordo com médicos palestinos. O Hamas informou que o comandante morto é Tayser Abu Snima, de 29 anos, líder do grupo militante em Rafah.
Os militares de Israel também informaram que seus ataques atingiram um túnel usado por contrabandistas na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito e um caminhão que levava munição.
Israel também informou que o Domo de ferro - um novo escudo anti mísseis do sistema de defesa do país - interceptou um foguete disparado contra a cidade de Beersheba, no sul de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário