terça-feira, 26 de abril de 2011

CARAJÁS - EM 15 ANOS A COVARDIA REINA AO SOM DA LENTIDÃO DA JUSTIÇA

Numa terra sem lei, após 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, são vários os fatores que ajudam a manchar o solo com suor e sangue, como por exemplo a precarização do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, pois seria um dos expoentes do governo para resolver questões primárias e complexas, todavia, sofre este instituto com falta de recursos materiais e humanos, agravados agora pelo corte do orçamento da União, prejudicando, sobremaneira seus propósitos institucionais.

Outros fatores se fazem presentes, como: A perseguição sistemática de lideranças de movimentos sociais e de trabalhadores rurais, assim como a violação de direitos sejam estes dos camponeses, dos quilombolas ou dos povos nativos.

A classe trabalhadora sem terra há anos vem travando conflitos com multinacionais e os grandes latifúndios, resultando em mortes de vários camponeses, numa área que concentra a maior parte dos conflitos agrários de todo Brasil.

Até a presente data, nenhum mandante ou executor encontra-se preso pelo crime covarde cometido em 17 de abril de 1996.

Mas nem tudo é tão triste ou sem esperança naquela localidade, segundo estudos e pesquisas, o assentamento 17 de Abril, originário de uma desapropriação (Fazenda Macaxeira), conta com algumas conquistas quando da instalaçao de energia elétrica, posto de saúde e escola. É ainda, autor de uma bravura, vez que abastece cerca de 20%dos municípios paraense com produtos agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário