segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EUA MATARAM IRAQUIANOS QUE SE RENDIAM

Guerra no Iraque

Imagens do Wikileaks: EUA mataram iraquianos que se rendiam


Os cerca de 400 mil documentos vazados pelo site Wikileaks continuam mostrando os horrores cometidos contra civis e a resistência iraquianos entre 2004 e 2009.

O site que publica vazamentos militares mostrará esta noite, por meio da emissora britânica Channel 4, uma reportagem mostrando soldados dos Estados Unidos abrindo fogo, a partir de um helicóptero Apache, contra dois iraquianos, quando estes tentavam se render.

Antes de disparar, os militares consultam um advogado do Exército americano para confirmar que, apesar de estarem se rendendo, os dois guerrilheiros iraquianos continuriam sendo "alvos válidos".

O advogado responde que os guerrilheiros não podem se render a um helicóptero, portanto seus tripulantes estão autorizados a abrir fogo.

Segundo publicou o jornal britânico The Guardian, o aparato utilizado para o ataque tinha o mesmo codinome (Crazyhorse 18) que o Apache utilizado no ataque que matou dois jornalistas da agência Reuters em Bagdá, cujas imagens foram vazadas e divulgadas pelo Wikileaks.

O que ainda não se sabe, assinala o diário, é se os autores de ambas as ações fazem parte da mesma tripulação militar.

Da redação, com Cubadebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário